O que são os sonhos? Entenda aqui as fases do sono

o que são os sonhos

Os sonhos podem ser agradáveis, horríveis ou completamente assustadores. Todos sonhamos, mesmo que não nos lembremos de nada na manhã seguinte. Mas porque é que as pessoas sonham? O que significam estes sonhos?

Planejamos desvendar todos os mistérios por trás do que faz as pessoas sonharem e porque é que sequer sonhamos em primeiro lugar.

O que são sonhos?

No nível mais básico, os sonhos são imagens, pensamentos, sons, vozes e sensações vividas quando dormimos. Podem envolver pessoas que conheces, pessoas que nunca viste, sítios onde estiveste e sítios de que nunca ouviste falar. Às vezes, eles são tão comuns como recordar os eventos que você encontrou durante o dia. Outras vezes são os teus segredos mais profundos e sombrios ou as tuas fantasias mais privadas.

Não há limite fixo para o que se pode experimentar quando se sonha e não há razão para acabar sonhando. Por exemplo, um sonho sobre um fantasma estranho perseguindo você em uma floresta escura pode ser o estresse que você sente sobre uma relação com um amigo próximo. Um sonho sobre estar preso dentro de uma sala escura sem portas ou janelas pode ser um eco dos teus sentimentos sobre a desgraça iminente.

o que são os sonhos

As fases do sono

Os cientistas tentam oferecer explicações ligadas às fases do sono onde os sonhos ocorrem: fases do sono

  • Fase 1: sono leve, os nossos olhos movem-se lentamente, a atividade muscular abranda. Forma cerca de 5% do nosso sono total;
  • Fase 2: Os movimentos oculares param e as ondas cerebrais ficam mais lentas. Há espinhos de sono ocasionais (explosões de ondas cerebrais rápidas). Forma cerca de 50% do nosso sono total;
  • Fase 3: ondas cerebrais extremamente lentas, entrelaçadas com espirais de sono mais leves. Forma cerca de 6% do nosso sono total.Estágio 4: entramos em sono profundo. É muito difícil acordar alguém nesta fase. Não há movimento ocular ou atividade muscular. Se você acordar nesta fase, você muitas vezes se sente zonzo e desorientado por vários minutos. Forma cerca de 15% do nosso sono total;
  • Fase 4: representam o sono para movimentos oculares não rápidos (NREM);
  • Fase 5: fase de movimento rápido dos olhos (REM). A taxa de respiração aumenta e os olhos batem rápido em várias direções. Aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e os homens tendem a desenvolver ereções do pênis. Os sonhos mais vívidos e realistas ocorrem nesta fase. Forma cerca de 20% do nosso sono total.

Deixe uma resposta