Inscrição UERJ 2021

O contexto de pandemia afetou, em maior ou menor intensidade, todos os setores. Na educação, a modalidade EAD (ensino a distância) foi amplamente adotada como alternativa às aulas presenciais. Outra mudança que está se desenhando é no processo seletivo das universidades e faculdades, com alternativas para que não haja aglomeração nos dias das provas. Algumas universidades já tornaram público como vai ocorrer o processo seletivo neste ano, como é o caso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A inscrição UERJ 2021 será realizada online pelo site da própria universidade.

Neste ano, o vestibular estadual será realizado em um novo modelo. Denominado “compacto”, será 1 exame de qualificação e outro exame discursivo. A prova contará com 60 questões de múltipla escolha e o exame discursivo terá seu formato habitual: 1 prova de redação e 2 provas discursivas específicas, conforme o curso escolhido pelo candidato.

De acordo com a UERJ, o edital com essa ratificação será publicado em breve, assim como o calendário completo. Entretanto, algumas datas já foram divulgadas pela instituição por meio do portal www.vestibular.uerj.br.

Exame de qualificação: inscrição de 29 de outubro a 18 de novembro de 2020 e aplicação da prova dia 28 de fevereiro de 2021.

Exame discursivo: inscrição de 05 de março de 2021 a 17 de março de 2021 e aplicação da prova dia 25 de abril de 2021.

Solicitação de isenção de inscrição

Em alguns casos o candidato não precisa pagar a taxa de inscrição para realizar a prova. Para concorrer à isenção da taxa de inscrição do Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2021, o candidato deverá:

  1. atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a R$ 1.567,50 (mil, quinhentos e sessenta e sete reais e cinquenta centavos);
  2. ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.

A isenção da taxa de inscrição do Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2021 deverá ser solicitada no endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br.

Mudanças nas provas 

As mudanças estruturais da prova são decorrentes das consequências da pandemia na área da educação. A universidade justifica em seu site as mudanças da seguinte forma: “os programas do exame de qualificação serão reduzidos, levando em conta a dificuldade de preparação dos candidatos neste ano atípico”, traz o site da UERJ.

Os livros que serão cobrados na prova também foram divulgados. No Exame de Qualificação, será cobrado na prova de linguagens o clássico “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. Já no Exame discursivo, para a redação é recomendado “1984”, de George Orwell e na Prova de Língua e Literatura Portuguesa, “Sonetos”, de Luís de Camões.

A UERJ conta atualmente com 32 cursos de graduação que são distribuídos nas áreas “Biomédico”, “Ciências sociais”, “Educação e Humanidades” e “Tecnologia e Ciência”. Os cursos são ofertados por 30 unidades acadêmicas que abrangem sete cidades: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo.

 

Deixe uma resposta